terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Operadores de Áudio em Igrejas;
Como defini-los?


Nos últimos anos a igreja em geral, tem evoluído em todos os aspectos, hoje temos igrejas espalhadas pelo Brasil inteiro, algumas grandes, outras pequenas, igrejas de todo tipo de aparência, construções de vários estilos. A aparência do templo tem sido alvo de muito cuidado, E junto com essa evolução notamos que os ministérios dentro das igrejas também têm crescido, um dos ministérios que cresceu grandemente é o ministério do Louvor (da musica).
Cada vez mais vemos dentro das igrejas, músicos que outrora tocavam em bandas seculares, se convertendo e passando à tocar na igreja. (o que é uma benção, quando o musico realmente se converte deixando de ser assim musico e se transformando em ADORADOR).
Outros músicos têm sua formação desde o inicio na igreja. O importante é que esses levitas,dos últimos tempos têm buscado um aperfeiçoamento técnico musical, que contribui grandemente para a perfeição dos cânticos executados nas igrejas.
Paralelamente a esse fato ocorre também, que a visão de muitos lideres, tem sido abertas para entender a necessidade, de a igreja adquirir bons equipamentos de Áudio e instrumentos de qualidade para a execução do louvor.
Hoje é grande o numero de jovens que estão aprendendo a tocar algum instrumento,nas igrejas, e que fatalmente serão os ADORADORES de amanhã.
Porem é necessário frisar que pouco trabalho está sendo feito no sentido de se treinar jovens para operarem os equipamentos de áudio na igreja. Você já deve ter participado de um culto em alguma igreja, que no auge da ministração do louvor, o microfone do ministrante parou, ou o cabo da guitarra que fica com estrondos que mais parecem trovões, ou até o pastor na hora da palavra, ter que trocar de microfone.
Normalmente a culpa é de quem?
Não é raro as pessoas baterem no microfone, e mostrar para o técnico que está na mesa de som, esperando que ele faça algo.
TECNICO DE SOM, OPERADOR DE AUDIO, MESÁRIO,SONORIZADOR E OUTRAS DEFINIÇÕES, em muitos casos SUPER HEROI.
Não importa a situação, para um bom resultado numa sonorização, pode ser na igreja ou em uma banda, podemos afirmar que 50% do resultado será atribuído ao operador e 50% será atribuído ao equipamento.
Ainda assim posso opinar que melhor é ter um técnico bom, com equipamento ruim do que ter um técnico ruim com um equipamento bom, Ótimo se os dois forem bons.
Costumo dizer também que por melhor que esteja o áudio que você está operando, por melhor que você consiga arrancar do equipamento um som fenomenal, saiba que sempre haverá alguém para dizer que não está legal, pois nem todos conseguem ouvir da mesma forma, nem todos tem o mesmo gosto musical.
Vale salientar aqui, que num momento de louvor na igreja,o técnico não está acima e nem abaixo de qualquer um dos músicos a importância de ambos é a mesma.
O técnico tem que se lembrar que através de seu talento ele está também como um LEVITA um ADORADOR na presença do SENHOR.
São características de um bom técnico, Primeiro requisito para ser um bom técnico tem que gostar muito da arte, (dos equipamentos e de tudo que envolve a área), Ser atencioso, Estar sempre preparado (atento), Estar equipado com materiais de socorro, Ter a humildade de perguntar, sempre que tiver alguma duvida, Estar preparado para receber criticas, Estar preparado para ser o culpado caso ocorra alguma coisa, ser curioso, e se informar sempre (estudar), e principalmente saber que você nunca será o melhor. Perguntar sempre, porque você sempre vai ter algo novo para aprender, adquira informações sobre equipamentos, (com lojistas, com técnicos, com revistas, estudos, cursos etc..)

Um bom operador de audio, ou tecnico em audio, em si falando claro de igrejas, ele é um adorador, capaz de expressar a sua adoração através dos knobs exaltando a Deus acima de tudo.
.
Rossimar r. Ouverney
06]01]09

Nenhum comentário:

Postar um comentário