sexta-feira, 26 de junho de 2009

A MUSICA QUE NOS APROXIMA DE DEUS

Se aproximar de Deus, ou se afastar de Deus, são atos comumente do homem. A misericórdia de Deus existe, e ele, Deus está com os seus ouvidos voltados para nos ouvir.

Salmos 34:
15 Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.

Salmos 66:
17 A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua.
18 Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido;
19 mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração.
20 Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem retirou de mim a sua benignidade.

Há dois ditados populares:

“Quem canta ora duas vezes”

“Quem canta os males espanta”

Na realidade depende muito do que se canta.

Porque podemos cantar algo, e nos tornarmos depressivos, ou agressivos, ou ter outras reações adversas.

O fato é que Deus quer inclinar os seus ouvidos para nos ouvir expressar os cânticos que o agrada.

Antes de falar sobre isso vamos ver alguns exemplos Bíblicos de uso da musica:

I Samuel 16:23
E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.

Aqui a musica expulsa demônios.
Josué 6:

Em Josué 6 as muralhas de Jerico são derrubadas através da musica

Atos 16: 25
Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.
26 De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos.

Aqui Paulo e Silas são libertos através da musica.

O que tem em comum essas passagens que vimos?

Abrindo um parênteses:
Em Êxodo 32:17,18,19 Moises vê o povo cantando, e num sentido de adoração a um bezerro de ouro, e essa adoração teve conseqüências terríveis (27,28)

Só citei esses versos para mostrar que cantar também pode desagradar a Deus e trazer conseqüências.

Voltando ao assunto:

O que tem em comum essas passagens que vimos? Extraindo claro o texto citado de Êxodo.

Sal. 100:4-5
Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.

Salmos 34:
1 Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
2 No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem.
3 Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.
4 Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.

Temos também os salmos 145 e 150 a respeito do louvor a Deus.

O que nós vemos em comum em Davi, Josué, Paulo e Silas, é que havia um louvor que agradava a Deus.

Esses homens adoravam a Deus em qualquer circunstancia, eles conheciam o Deus que eles serviam, eles tinham a intimidade com Deus.

Não é a musica em si que agrada a Deus, mas é o coração de um adorador, ou melhor, de um verdadeiro adorador, que emite o louvor que agrada a Deus.

João 4:23
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Será que podemos dizer que Deus inclina os seus ouvidos, procurando assim ouvir os verdadeiros adoradores?

Salmos 148:2
Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes!

Deus tem toda a adoração nos céus, ele não precisa de adoração, os anjos que continuaram fiéis a ele, o adoram em todo tempo. E o adoram porque escolheram adorar.

Deus quer é adoradores que o escolheram adorar, que o adoram mesmo em situações difíceis, adoradores que não esquecem que ele é Deus.

Essa é a musica que agrada a Deus, a que brota do fundo do coração, e independe de notas musicais, ou arranjos bem trabalhados. A musica suave ao ouvidos de Deus é a daqueles que livremente optaram por se tornar verdadeiros adoradores.

Se Deus quisesse tão somente adoração, podê-lo-ia ter feito todos nós adoradores.
Ou robozinhos que ficariam falando Aleluia, Aleluia, Aleluia
Mas o que ele quer e procura é os verdadeiros adoradores, os homens e mulheres que por sua livre escolha optaram em adorar a ele incondicionalmente.

A musica ministrada na igreja ou em qualquer outro lugar, sendo ministrada por verdadeiros adoradores, pode muito, em seus efeitos, ela tem poder de derrubar muralhas, de expulsar demônios, de trazer cura e libertação, ela tem poder de confundir inimigos, de libertar de prisões, porque agrada a Deus, ela soa como uma oração de um justo.

Portanto irmãos quando estiver sendo impulsionado por um grupo de louvor a adorar a Deus, motivado pela musica, deixe a musica que agrada a Deus fluir do teu coração.

Amem...........

Nenhum comentário:

Postar um comentário